Ilustríssima Imagem

Semíramis Paterno • Ilustradora

Semiramis_Paterno_01_Livro_WEB.jpgSemíramis Paterno, também conhecida como Semi, nasceu em  Belo Horizonte, mas logo aos seis meses, sua família “mudou-a” para Ribeirão  Preto (SP) onde vive até hoje. Sempre gostou de desenhar e aos 12 anos seu pai a matriculou  num curso de desenho acadêmico. Aos 15, com uma petulante vontade de se tornar  independente, conseguiu, através de um anúncio no jornal, seu primeiro emprego  numa agência de Publicidade e Propaganda. Aos 18, por influência de terceiros,  foi para São Paulo estudar arquitetura!
Convencida de que seu negócio era mesmo desenhar, concluiu o  curso, mas seu trabalho de graduação não foi o projeto de uma casa ou aparato  urbano qualquer, como era de se esperar.A garota rebelde tratou de pesquisar a  importância da charge e da ilustração como registro histórico da vida das  cidades em seus diversos aspectos:
Arquitetônicos, sociais, políticos e econômicos, bem como  dos tipos físicos que faziam parte desta evolução. Valeu-se para isso da obra de cinco grandes artistas  gráficos: J.Carlos, Raul Pederneiras, Belmonte, Millôr Fernandes e Zélio Alves  Pinto, de quem era assistente na época. Depois de estagiar também com Ziraldo, no Rio de Janeiro,  voltou a trabalhar em diversas agências de publicidade, como ilustradora e  produtora gráfica, em Ribeirão Preto.
E finalmente, já “bem crescida” tomou coragem para  dedicar-se exclusivamente à sua grande paixão, a ilustração infantil, com  destaque para área editorial.
É autora de livros de imagem e já ilustrou mais de cem  livros, para as várias editoras nacionais: Abril, Arco-Íris, Ática, Atual,  Brasil, Compor, Cortez, Ediouro, Franco, FTD, Ícone, Lê, LivroSonoro, Moderna, Paulinas, Saraiva,  Scipione, Coruja. Constantemente participa de Mostras e Salões Nacionais e  Internacionais de Ilustradores.
Ministra Oficinas de ilustração no SESC e palestras em  diversas escolas, sempre divulgando a importância da leitura e da ilustração.
Com seu livro de Imagem “D.Tricotina Tapeceira” (Ed. Lê)  recebeu a Láurea Altamente Recomendável da FNLIJ. Durante 10 anos foi editora do Caderno Infantil CRIANÇA, suplemento  do Jornal A Cidade (2003-2013), de Ribeirão Preto. Seu  livro  “O Mistério da Caixa Vermelha” (Ed. Compor) foi selecionado para o PNBE/ 2010 (Programa Nacional Biblioteca na Escola).

Livros de Imagem Livros Ilustrados